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undado em 14 de agosto
de 1967, o CIEE/PR
completa seu cinquente-
nário com um extraordi-
nário acervo de serviços
prestados a estudantes, empresas,
instituições de ensino e comunida-
de. Tudo começou na virada da dé-
cada de 1960, com o plano estadual
de desenvolvimento lançado para
tirar o Paraná da crise provocada
com a devastação da monocultura
cafeeira pela
geada negra
de 1953 e
1955. O foco era modernizar a ati-
vidade agrícola e incentivar a in-
dustrialização, visando à diversifi-
cação e modernização da econo-
mia, para gerar renda, emprego e
desenvolvimento. A iniciativa pro-
vocou profundas mudanças políti-
cas, econômicas, sociais e culturais
no estado, criando também condi-
ções favoráveis ao engajamento dos
professores no movimento que, ao
lado de lideranças de outras áreas,
levaram à criação do CIEE/PR. O
objetivo: aproximar escolas e em-
presas para dar oportunidades aos
estudantes de complementarem os
conhecimentos teóricos com a prá-
tica no ambiente corporativo.
Para o sucesso do plano de de-
senvolvimento, impunha-se a mu-
dança do paradigma, pois faltavam
obras essenciais de infraestrutura. A
partir de 1961, obras consideradas
estratégicas foram construídas, des-
tacando-se a Sanepar (abastecimen-
to de água e saneamento), Copel
(energia), Telepar (telecomunica-
ções), Fundepar (educação) e Ba-
dep (banco de desenvolvimento) —
todas empresas que ajudaram a ala-
vancar o setor industrial, atraindo
investimentos. O meio acadêmico
vivia uma certa inquietação com a
carência de profissionais habilita-
dos. Sem sequer um curso de admi-
nistração no estado, educadores
vinculados à Universidade Federal
do Paraná viram na mudança de
cenário a oportunidade para for-
UMMILHÃO DE ESTUDANTES PARANAENSES
ENCAMINHADOS PARA O MERCADO DE TRABALHO, ESSE
É O SALDO DE CINCO DÉCADAS DE TRABALHO VOLTADO
À FORMAÇÃO PROFISSIONAL DAS NOVAS GERAÇÕES.
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CIEE/PR
50ANOS
DEDICADOS
À INCLUSÃO
JOVEM
“O aluno que está no dia a dia
do trabalho – diz o reitor -
aproveita melhor as aulas,
interage mais, discute,
questiona e pergunta com mais
propriedade porque vivencia
determinada experiência
prática.”
» Arnaldo Luiz Miró Rebello,
reitor do Centro Universitário
Curitiba (Unicuritiba)
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Agitação | CIEE